quinta-feira, 22 de maio de 2014

Maio, o mês de Nossa Senhora





No nosso querido país verde amarelo, continuamos celebrando as mesmas festas litúrgicas do continente europeu, lá elas coincidem com alguma estação do ano. O natal é celebrado no inverno, mas no Brasil é verão; a Páscoa coincide com a primavera na Europa, mas aqui ela é celebrada no outono. O mês de maio na Europa é estação das flores, por isso começou a oferecer flores para Maria e assim surgiu o Mês Mariano para honrar a Mãe de Jesus.
No calendário litúrgico temos as memórias devocionais de Nossa Sra de Fátima no dia 13, Nossa Sra Auxiliadora dia 24 e Nossa Sra de Caravagio dia 26. Ainda encontramos a grande Festa da Visitação de Nossa Senhora que foi instituída pelo papa Urbano VI em 1389 que era celebrada no dia 02 de julho, mas desde muito tempo passou para o dia 31 de maio. É a festa do Magnificat, onde Maria louva a Deus pelas maravilhas que ele fez em favor da humanidade. O Missal Romano chama Maria de “Teofora”, a portadora de Deus, a Arca da Nova Aliança.
O saudoso Papa João Paulo II afirma que: “Maria, com sua visita a Isabel, transforma-se no modelo de quem na Igreja se coloca a caminho para levar a luz e a alegria de Cristo aos homens de todos os lugares e de todos os tempos”. Neste ano vamos celebrar a grande Solenidade de Pentecostes exatamente no dia 31, assim sendo, podemos no unir com Maria, a Mãe da Igreja, para recebermos a força do Espírito Santo e levar ao mundo moderno a mensagem redentora de Cristo. A Mãe de Jesus continua animando os discípulos e discípulas do Mestre a sermos missionários portadores da Palavra de Deus, levando esperança a todos famintos e humilhados do nosso tempo.
Maria é bendita entre as mulheres porque ouviu, guardou em seu coração e acreditou na Palavra de Deus; nós também seremos bem-aventurados se ouvirmos, guardarmos e acreditarmos nesta mesma Palavra de Salvação para o mundo. Em nossas celebrações, novenas, rezas do terço, círculos bíblicos devemos dar o devido destaque a leitura da Bíblia; assim nossa devoção mariana será um grande auxilio na evangelização de nosso povo brasileiro.

Oração à Virgem Maria




Virgem e Mãe Maria, Vós que, movida pelo Espírito, acolhestes o Verbo da vida na profundidade da vossa fé humilde, totalmente entregue ao Eterno, ajudai-nos a dizer o nosso «sim» perante a urgência, mais imperiosa do que nunca, de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus.
Vós, cheia da presença de Cristo, levastes a alegria a João o Baptista, fazendo-o exultar no seio de sua mãe. Vós, estremecendo de alegria, cantastes as maravilhas do Senhor. Vós, que permanecestes firme diante da Cruz com uma fé inabalável, e recebestes a jubilosa consolação da ressurreição, reunistes os discípulos à espera do Espírito para que nascesse a Igreja evangelizadora.
Alcançai-nos agora um novo ardor de ressuscitados para levar a todos o Evangelho da vida que vence a morte. Dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga.
            Vós, Virgem da escuta e da contemplação, Mãe do amor, esposa das núpcias eternas intercedei pela Igreja, da qual sois o ícone puríssimo, para que ela nunca se feche nem se detenha na sua paixão por instaurar o Reino.
            Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz.
Mãe do Evangelho vivente, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós. Amen. Aleluia!
OBS. Esta oração foi retirada da Exortação Apostólica Evangelii Guaudium – Papa Francisco.